Música

As aulas de música estão presentes na rotina das crianças do Maternalzinho ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Nos primeiros contatos com a música, os alunos vivenciam canções de roda e brinquedos cantados que envolvem a movimentação corporal. A experimentação sonora é bastante estimulada com o uso de instrumentos de percussão e materiais sonoros de diversos gêneros, além de violões, teclados e xilofones.

Gradativamente os elementos da música e do som, tais como ritmo, melodia, duração e intensidade são inseridos e vivenciados através de atividades lúdicas, desenvolvendo não só a percepção, mas também o senso rítmico-motor.

Ainda na idade pré-escolar, além de toda experimentação sonora vivenciada pelas crianças através da descoberta de novos timbres e sonoridade dos instrumentos, existe um trabalho de ampliação do repertório de escuta musical através dos projetos de apreciação da música clássica, onde compositores e composições de períodos diversos são estudados. Durante esses projetos, as músicas são inseridas dentro de um contexto divertido e cheio de aventuras, despertando naturalmente o prazer em ouvir o repertório erudito.

A partir do 1° ano do Ensino Fundamental, as crianças começam a receber noções formais de música (leitura inicial de partituras), propriedades do som e técnicas instrumentais.

Do 2º ao 5º ano, além da apreciação musical e práticas instrumentais com percussão, as crianças estudam a flauta doce como instrumento melódico, fundamental para o desenvolvimento da leitura musical.

Durante o ano, exploramos a musicalidade dos ciclos carnavalesco, junino e natalino, bem como ritmos afro-brasileiros e indígenas, conhecendo obras dos compositores, seus estilos e as mais variadas estruturas rítmicas, além dos instrumentos musicais característicos de cada período.

Além de compositores brasileiros estudamos música erudita, fazendo com que as crianças desenvolvam o prazer em apreciar os clássicos.